26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Europa proíbe pesticida responsável por exterminar abelhas

2018-05-04 13:01:00

A União Europeia decidiu na sexta-feira (27.04) pela proibição de uma linha de pesticidas denominada neonicotinoides, que era amplamente utilizada no controle de pragas e foi responsabilizada pela morte de centenas de abelhas. A decisão foi apoiada pela maioria dos Estados membros, que representam cerca de 65% da população em pelo menos 16 diferentes países.

De acordo com uma declaração feita pela UE, foram proibidos os três diferentes tipos de neonicotinoides, sendo o imidacloprida, clotianidina e tiametoxam. Em entrevista ao jornal The Guardian, o comissário europeu para saúde e segurança alimentar, Vytenis Andriukaitis, afirmou que essa é uma regulamentação que se baseia em uma série de pesquisas que comprovaram a periculosidade do agroquímico para as abelhas. "A saúde das abelhas continua sendo de extrema importância para mim, uma vez que diz respeito à biodiversidade, à produção de alimentos e ao meio ambiente", destaca.

Com a nova regulamentação, os pesticidas dessa linha serão permitidos apenas para o cultivo em estufas permanentes e que não abriguem abelhas. Para Martin Dermine, da Rede Europeia de Ação contra Pesticidas, essa é foi uma votação histórica e que abriu possibilidades para práticas sustentáveis de produção. "A maioria dos países membros deu um sinal claro de que nossa agricultura precisa de transição", pontua ele.

A UE já havia imposto restrições aos três produtos em 2013, porém a Syngenta e a Bayer, que estão entre as maiores empresas do setor químico, haviam apelado da decisão que ainda está em andamento no tribunal europeu. A nova regra começará a valer oficialmente daqui a seis meses, antes mesmo do final de 2018.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete