21.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Falta de trabalhadores imigrantes é problema global

2018-04-27 08:07:00

A perda de trabalhadores rurais estrangeiros têm um sido um problema para o setor agrícola de forma global, segundo site GlobalMeatNews. O Conselho Nacional de Produtores de Porco dos Estados Unidos revelou em estudo na semana passada que uma oferta menor de trabalhadores estrangeiros reduziria a demanda por mão de obra enquanto os custos de produção aumentam, resultando em uma menor produção agrícola porque os agricultores abandonam operações com mão de obra intensiva.

O Conselho Dinamarquês de Agricultura e Alimentos afirmou ao GlobalMeatNews que a oferta de trabalhadores estrangeiros aos países da União Europeia caiu drasticamente desde a metade 2016 e a agricultura dinamarquesa é muito dependente de trabalhadores estrangeiros.

“Parte do declínio se explica pelo fato de que muitos países da UE estão enfrentando escassez de mão de obra”, disse Karen Haekkerup, CEO da Landbrug e Fodevarer.

“A competição por mão de obra europeia tem sido forte e a Polônia tem sido um alvo porque tem feito um esforço para que os poloneses voltem para casa. Algo similar ocorre em outros países da UE onde a Dinamarca tenta atrair trabalhadores”, acrescentou Karen.

O resultado desse início de falta de saída de trabalhadores fez com que empresas diminuíssem a produção e a exportações, principalmente no caso dinamarquês. “Nossas empresas estão em uma situação em que se elas não tiverem o número de trabalhadores que precisam, afetará o PIB e a produtividade das empresas”, disse Karen.

No caso do Canadá há uma sobra de 1.500 postos de trabalho somente na indústria de processamento de carnes. Além desses países, na Austrália, Inglaterra e nos Estados Unidos também há problemas graves nesse sentido.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete