27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Exportações de milho devem cair no ano que vem

2018-04-15 07:02:00

Uma nova previsão de exportações brasileiras de milho coloca o volume total de envios em 33 milhões de toneladas na temporada 2017/2018, segundo dados do Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O principal comprador do Brasil é o Irã, que comprou 16,5% das exportações brasileiras em 2017. Outros grandes mercados do Brasil incluem Egito, Japão, Espanha, Vietnã e outros países asiáticos. Para 2018/2019, as exportações de milho estão previstas em 30 milhões de toneladas em função de uma maior demanda domésticos e estoques mais baixos no fim da safra atual, segundo a avaliação do órgão.

O milho também deve competir com um valor maior da soja no Brasil com infraestrutura limitada de transporte. O Brasil permanece sendo um país com poucas importações de milho, com a maior parte do grão vindo do Paraguai e da Argentina para uso como insumo na produção de aves e suínos no sul do Brasil. Para a temporada 2017/2018, previsão do USDA de importações do país é de 400 mil toneladas, enquanto que as importações de 2018/2019 estão previstas em 500 mil toneladas.

Há atualmente pressão de produtores de suínos e aves ao governo brasileiro para abrir uma cota para temporariamente importar milho de fora do Mercosul sem tarifa externa para facilitar a importação de outros países como os Estados Unidos. Isso baixaria os custos de alimentação para suinocultores e avicultores do sul do Brasil, especialmente com a safra menor de milho da Argentina neste ano. No entanto, até o momento o brasileiro não liberou uma cota.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete