14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Publicação trata do minhocário em sistemas agroecológicos

2018-04-11 23:01:00

Além de soluções tecnológicas e serviços agrícolas, oriundos de projetos de pesquisa agropecuária, a Embrapa oferece ao público interessado em Agricultura seus produtos:  cultivares (sementes e mudas), softwares e aplicativos, animais, máquinas, equipamentos, bebidas, fertilizantes, vacinas e publicações técnicas. As publicações técnicas são resultados da geração de novos conhecimentos, disponibilizados gratuitamente. Agricultores, acadêmicos e técnicos podem se beneficiar da lista de títulos com assuntos variados. Uma dessas publicações é sobre o tema Minhocultura – Produção de húmus, técnica voltada à agricultura familiar, que dá sustentação a sistemas de produção de base ecológica.

Minhocultura – Produção de humús é uma publicação escrita pelos pesquisadores  Gustavo Schiedeck e José Ernani Schwengberg, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), pela ecóloga Greice de Almeida Schiavon e pelo engenheiro-agrônomo Marcio de Medeiros Gonçalves. O título, em cinco capítulos, trata  Por que criar minhocas?; A minhoca vermelha-da-califórnia; Criação de minhocas; Coleta de húmus e Como usar húmus de minhoca.

O húmus é um ótimo fertilizante natural e atua de forma benéfica sobre as características físicas, químicas e biológicas do solo. A minhocultura surgiu para acelerar o processo de produção de húmus, que se depender apenas da produção natural pela minhoca é muito lento. A técnica se baseia em criar minhocas em cativeiros, como é explicado na publicação. A produção nos minhocários é de baixo custo e requer pouca mão de obra.

A publicação Minhocultura – Produção de húmus está disponível para download gratuito no site da Embrapa, juntamente com um acervo de outras publicações.Para encontrá-las, basta acessar o site: https://www.embrapa.br/clima-temperado/publicacoes

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete