12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Soja Plus recebe recursos do Fundems para ampliar atendimento em MS

2018-04-07 10:02:00

O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou de uma reunião, nessa terça-feira (27), com o secretário da Semagro, Jaime Verruck, para a assinatura do convênio do Fundo para Desenvolvimento das Culturas para o Milho e para a Soja (Fundems), destinado à ampliação do atendimento do programa Soja Plus.

“O Soja Plus é um programa de responsabilidade social, com alcance representativo dentro do Estado, que prepara nossos produtores na área de recursos humanos e gerenciais. O entendimento, por parte do Governo do Estado de MS, sobre a necessidade de investimentos nesse tipo de atuação, que o Senar/MS propõe em parceria com a Famasul e Aprosoja/MS, é muito importante para o setor produtivo”, reforça Saito.

O presidente da Federação destaca que, desde sua implementação em 2013, pela Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, o programa tem mudado a realidade local. “A iniciativa tem características e normas com peso de uma certificação, reconhecido pelas indústrias que participam da Abiove, ajudando o produtor na comercialização”.

""Sobre esse estreitamento das instituições para a viabilidade do programa, o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke, salienta: “O programa Soja Plus ajuda o produtor a estar sempre em dia com as normativas legais e ambientais, além de estimular a adesão de metodologias de gestão atualizadas. Nós, produtores rurais, fazemos parte dessa cadeia produtiva e precisamos caminhar juntos”.

A preservação no meio rural como resultado da capacitação, por meio do Soja Plus, foi destacada pelo secretário da Semagro, Jaime Verruck. “É um programa de reconhecimento internacional, que eleva o status sustentável do agro de Mato Grosso do Sul. É uma iniciativa que visa à produção da soja mais eficiente, colaborando para que a propriedade cumpra toda a questão ambiental e também foca na saúde e segurança do trabalhador, por meio da assistência técnica oferecido pelo Senar/MS”.

O encontro teve a participação do diretor tesoureiro do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; do superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; do superintendente da Semagro, Rogério Beretta; do superintendente de Administração e Finanças da Semagro, Edison Gênova; e do vice-presidente do Sindicato Rural de Bonito, Marcelo Bertoni.

 Programa Soja Plus

O Soja Plus é um programa de melhoria contínua oferecido gratuitamente ao produtor rural. A iniciativa, que vem sendo aplicada desde 2013 em Mato Grosso do Sul, oferece ao produtor rural capacitação gratuita com cartilhas, cursos sobre saúde e segurança no trabalho, novo Código Florestal, dias de campo em fazendas modelo e visitas técnicas para monitoramento.

O Soja é um programa da Abiove – Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais conta com a parceria do Sistema Famasul e do Senar/MS. Atualmente, 532 propriedades rurais de Mato Grosso do Sul são atendidas pela inciativa, cuja meta é aumentar as oportunidades econômicas e promoverá a maior eficiência da produção da soja brasileira, em relação aos compradores internacionais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete