21.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Suspensão de frango brasileiro na União Europeia preocupa

2018-03-31 11:02:00

A suspensão da produção e certificação sanitária de produtos aviários exportados da BRF para a União Europeia já está produzindo efeitos concretos no Brasil e preocupa diversos setores da cadeia produtiva. A medida foi imposta pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no último dia 16 de Março.

Por um lado a suspensão provocou uma baixa de, em média, 20% no preço do frango para o consumidor final brasileiro. Por outro, esse bloqueio pode provocar perdas e desemprego, porque o setor de avicultura gera muitos postos de trabalho e tem um saldo positivo na balança comercial superando os US$ 7 bilhões.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a avicultura e a suinocultura do país, o setor produtivo gera 4,1 milhões de empregos diretos e indiretos. A entidade se pronunciou em nota, exigindo uma solução rápida e efetiva. "O governo brasileiro precisa e deve esclarecer rapidamente a questão. O país não pode ceder às ameaças que colocam em risco milhares de empregos e as empresas do nosso setor", afirma.

O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, com mais de 60 milhões de toneladas enviadas para 203 países. A ABPA também afirma que apenas para a União Europeia foram destinados mais de 5 milhões de toneladas de carne de frango apenas nos últimos 10 anos. "Nunca houve qualquer registro de problemas de saúde pública relacionados à carne brasileira. Não há, portanto, motivos concretos para impor embargos a qualquer empresa de nosso setor, especialmente tratando de fatos passados e que já foram corrigidos", afirmam.

Vale lembrar que a BRF é a maior produtora de carne de frango do mundo. Ela está sendo investigada por fraudes em laudos sobre a doença salmonela, através da Operação Trapaça, que é um desdobramento da Operação Carne Fraca. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Enquete