26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Robô com energia solar cultiva hortaliças

2018-03-11 15:02:00

Cientistas da Universidade de Sidnei, na Austrália estão desenvolvendo um robô para cultivar hortaliças que funciona com energia solar, segundo indica o serviço de notícia da Australian Broadcastin Corporation, a principal rede de televisão do país. Com o nome de “Ladybird”, o robô está se fazendo possível graças a um projeto que tem como orçamento um milhão de dólares australianos, aproximadamente R$ 2,7 milhões.

Através de suas câmeras, o robô analisa a umidade, realiza análise de solos, comprova os nutrientes das plantas, detecta a existência de pragas ou avisa da presença de ervas daninhas, entre outros parâmetros.

“Ladybird se centra na agricultura extensiva e está se alimentando mediante energia solar. Conta com uma série de sensores para detectar o crescimento das hortaliças e pragas, sejam vegetais ou animais”, indica o professor Salah Sukkarieh um dos líderes da pesquisa que levou a criação do robô. “Além disso, está equipado com um braço robótico para retirar ervas daninhas e também tem potencial para colher de forma autônoma”.

“O robô foi capaz de circular de forma totalmente autônoma entre as linhas e uma fila a outra, enquanto que compilava dados com os sensores. Os sensores incluem lasers, câmeras e câmeras hiperespectrais”, acrescenta o professor Sukkarieh. Salah Sukkarieh é professor de robótica e sistemas inteligentes na Faculdade de Engenharia e Tecnologia da Informação da Universidade de Sidnei.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete