23.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

MS: Rebanho bovino teve a maior queda do país em 2006

2007-12-12 16:22:00

Mato Grosso do Sul teve em 2006 a maior redução do rebanho bovino do país, segundo mostra a pesquisa Produção da Pecuária Municipal 2006, divulgada ontem pelo IBGE.
Em todo o país, o rebanho teve redução de 2,1 milhões de animais, sendo 800 mil somente em Mato Grosso do Sul. De acordo com o levantamento, o rebanho do Estado passou de 24,5 milhões de cabeças em 2005 para 23,7 milhões em 2006.

Segundo justificativa apresentada no levantamento, a redução pode ser um indicativo de que houve deslocamento do rebanho para outras regiões e um abate de animais maior do que a reposição no período em análise.

Mato Grosso lidera a lista de maior rebanho bovino, com 26,1 milhões de cabeças no ano passado. Apesar da redução no rebanho, MS aparece em segundo lugar. Por municípios, Corumbá liderou o ranking nacional no setor, com aumento no total de bovinos de 1,9% de 2005 para 2006 (alcançando 1,9 milhão de cabeças). Segundo o IBGE, dos dez municípios que mais criam bovinos no Brasil, nove se localizam na região Centro-Oeste.

A pesquisa foi feita até 31 de dezembro de 2006, um ano após a descoberta dos focos de febre aftosa nos municípios de Japorã, Eldorado e Mundo Novo. Para o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho Neto, a redução no rebanho já era esperada e está diretamente ligada à situação sanitária do Estado naquele ano. “Na realidade, esperávamos um impacto ainda maior”, disse ele.

Segundo o ruralista, atualmente, o principal impacto provocado pela aftosa está na comercialização de bezerros, que hoje estão mais valorizados do que o boi gordo devido ao grande abate de matrizes. “Houve uma matança de vacas e hoje há mais procura do que oferta de bezerros”, explicou.

PESQUISA  – O levantamento divulgado ontem pelo IBGE apresentou o efetivo dos rebanhos de pequeno, médio e grande porte em todo o país, além de quantificar a produção de origem animal, como mel, ovos de galinha e codorna, casulos de bicho-da-seda, leite e lã.

MS aparece em 7º lugar no efetivo de eqüinos (370.673 cabeças) e aves (21,2 milhões de cabeças) e em 12º lugar no rebanho de suínos (912.253 cabeças) e 14º no efetivo de bubalinos (17.846 cabeças).

Já na produção de lã, Mato Grosso do Sul se classifica em 4º lugar no ranking dos Estados, com 106 toneladas de lã produzidas em 2006. O levantamento também indica produção de 490,2 milhões de toneladas de leite entre janeiro e dezembro do ano passado e 485 toneladas de mel.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete