21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Cientistas desenvolvem cultivos que preservam água

2018-03-09 13:02:00

A agricultura monopoliza 90% da água doce gobal – ainda assim a produção precisa aumentar dramaticamente para alimentar a população mundial. Mas pela primeira vez cientistas melhoraram a forma como os cultivos usam água com redução de 25% de uso sem comprometer a produtividade ao alterar a expressão de um gene que é encontrado em todas as plantas, como reportado na revista Nature Communications.

A pesquisa é parte de do projeto de pesquisa internacional de Eficiência Fotossintética Aumentada (RIPE, na sigla em inglês), que é apoiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, pela Fundação de Pesquisa em Alimentos e Agricultura e o Departamento do Reino Unido para Desenvolvimento Internacional.

“Isso é uma grande descoberta”, disse o diretor do RIPE, Stephen Long. “A produtividade dos cultivos melhoraram fortemente nos últimos 60 anos, mas a quantidade de água necessária para produzir uma tonelada de grãos permanece inalterado – que levou a maioria a assumir que esse fator não mudaria. Provando que nossa teoria funciona na prática abriria as portas para muito mais pesquisas e desenvolvimento para alcançar esse grande objetivo para o futuro”.

A equipe internacional aumentou os níveis de proteína fotossintética para conservar água ao enganar plantas fechando parcialmente os estômatos, os poros microscópicos nas folhas que permitem que a água escape. Os estômatos são porteiros para plantas: Quando abrem, o dióxido de carbono entra para alimentar a fotossíntese, mas a água é permitida de escapar através do processo de transpiração.

“Essas plantas tiveram mais água que elas precisaram, mas esse não será sempre o caso”, disse o co-autor do estudo Katarzyna Glowacka, um pesquisador pós-doutorando que liderou essa pesquisa no Instituo para Biologia Genômica. “Quando a água é limitada, essas plantas modificadas crescerão mais rápido e com maior rendimento – pagarão menos uma penalidade do que as congêneres não modificadas”.

A equipe melhorou a eficiência do uso de água da panta em 25% sem significativamente sacrificar a fotossíntese ou o rendimento em testes de campo. A concentração de dióxido de carbono na atmosfera aumentou em 25% nos últimos 70 anos, permitindo as plantas para acumular carbono suficiente sem abrir totalmente os estômatos.

“A evolução não seguiu o ritmo dessa rápida mudança, então os cientistas deram uma ajuda”, disse Long, que também é professor de ciência de cultivos na Universidade de Lancaster.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete