Gazeta de Amambaí


Quarta-Feira, 07 de Março de 2018 às 11:33

Chuvas ameaçam colheita da soja em Amambai e região

Além do risco de perda na lavoura, existe o excesso de umidade em relação ao grão e o fator prazo para o plantio do safrinha.

Clique na Imagem para ampliá-la

Na região o produtor já deixa os maquinários de pretidão para não perder tempo e colher entre uma pancada de chuva e outra. (Fotos: Vilson Nascimento)

Vilson Nascimento

As frequentes chuvas que tem caído em toda a região e a previsão pessimista para os próximos dias, acedeu a luz vermelha para os produtores que ainda não colheram o soja e plantaram o milho safrinha.

Vários agricultores, alguns mesmo com o grão ainda com alto teor de unidade, conseguiram acelerar a colheita e, com a colheitadeira à frente tirando a soja e a plantadeira atrás, plantado o milho, conseguiram colher totalmente ou a maior parte da lavoura e está mais tranquilo, mas a maioria, tendo em vista o atraso no plantio por falta de chuva, ainda está com a lavoura intacta.

Em Aral Moreira, município que tem uma área de aproximadamente 135 mil hectare plantada com a oleaginosa e quem em 2017 teve a maior média de sacas por hectare de Mato Grosso do Sul, com 61 sacas/há, a maior parte da produção que também se desenha como recorde para a safra 2017/2018, ainda está na lavoura e pronta para ser colhida.

Acontece que, mesmo com a chuva parando, faz se necessário um bom período, as vezes até dias de estiagem para que o grão seque e fique em condições de ser colhido e também para que o solo fique menos encharcado e permita a entrada dos maquinários sem atolar.

Com o objetivo de não perder tempo, muitos produtores já deixam os equipamentos de prontidão, muitas vezes até na própria lavoura à espera do momento de retomar a colheita interrompida por pancada de chuva.

Pelo zoneamento agrícola o produtor rural tem até o dia 20 deste mês de março para plantar o milho safrinha, ficando assim coberto pelo seguro agrícola, porém na região que compreende Amambai e Aral Moreira, por exemplo, a recomendação é que se plante até no máximo do dia 10 de março, ou seja, o próximo sábado, tendo em vista o fator geada.

Segundo do Clima Tempo existe previsão de pancadas de chuva praticamente diariamente até o meio deste mês de março para Amambai e região.

Fonte: A Gazeta News

Veja mais fotos:

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.