31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Chuvas ameaçam colheita da soja em Amambai e região

2018-03-07 11:33:00

Vilson Nascimento

As frequentes chuvas que tem caído em toda a região e a previsão pessimista para os próximos dias, acedeu a luz vermelha para os produtores que ainda não colheram o soja e plantaram o milho safrinha.

Vários agricultores, alguns mesmo com o grão ainda com alto teor de unidade, conseguiram acelerar a colheita e, com a colheitadeira à frente tirando a soja e a plantadeira atrás, plantado o milho, conseguiram colher totalmente ou a maior parte da lavoura e está mais tranquilo, mas a maioria, tendo em vista o atraso no plantio por falta de chuva, ainda está com a lavoura intacta.

Em Aral Moreira, município que tem uma área de aproximadamente 135 mil hectare plantada com a oleaginosa e quem em 2017 teve a maior média de sacas por hectare de Mato Grosso do Sul, com 61 sacas/há, a maior parte da produção que também se desenha como recorde para a safra 2017/2018, ainda está na lavoura e pronta para ser colhida.

Acontece que, mesmo com a chuva parando, faz se necessário um bom período, as vezes até dias de estiagem para que o grão seque e fique em condições de ser colhido e também para que o solo fique menos encharcado e permita a entrada dos maquinários sem atolar.

Com o objetivo de não perder tempo, muitos produtores já deixam os equipamentos de prontidão, muitas vezes até na própria lavoura à espera do momento de retomar a colheita interrompida por pancada de chuva.

Pelo zoneamento agrícola o produtor rural tem até o dia 20 deste mês de março para plantar o milho safrinha, ficando assim coberto pelo seguro agrícola, porém na região que compreende Amambai e Aral Moreira, por exemplo, a recomendação é que se plante até no máximo do dia 10 de março, ou seja, o próximo sábado, tendo em vista o fator geada.

Segundo do Clima Tempo existe previsão de pancadas de chuva praticamente diariamente até o meio deste mês de março para Amambai e região.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete