19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Setores de soja e cana impulsionam contratações no MS

2018-03-07 21:01:00

O setor agropecuário registrou mais um ganho positivo para a economia brasileira. Depois de obter destaque positivo na participação do Produto Interno Bruto (PIB), agora foi a fez da geração de empregos.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou que foram oferecidos 798 novos postos de trabalho em janeiro deste ano, número quase três vezes maior do que o mesmo período em 2017.

Outro destaque foram os setores que mais contrataram: as atividades agrícolas ligadas ao cultivo de cana-de-açúcar somaram 272 postos e na soja, 257 novos empregos.

Quanto ao perfil das contratações é possível observar que a maioria dos novos empregados na agropecuária sul-mato-grossense possuem de 18 a 24 anos, ocupando 36,7% das vagas. Com um pouco menos, a faixa etária de 30 a 39 anos, com 29,4% postos.

Na avaliação do presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, o resultado do Caged reforça que o agro é um setor de oportunidades.

“A tecnologia empregada no Agro tem exigido trabalhadores capacitados. O levantamento mostra que, considerando a agropecuária, MS ocupa o 6º lugar no ranking nacional. São números expressivos que destacam a importância do setor para o desenvolvimento estadual e nacional”.

De acordo com a análise do economista da federação, Luiz Gama, os números estão atrelados à temporada de colheita da oleaginosa e ao potencial do setor sucroenergético. “A soja hoje é o carro-chefe na geração bruta de valor de produção e estamos em plena colheita, logo é um período de mão de obra mais intensivo”.

CENTRO DE CAPACITAÇÃO

Saito pontua, ainda, que para suprir a demanda por mão de obra capacitada será inaugurado, em Campo Grande, o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do SENAR. “Mato Grosso do Sul possui o 4º maior rebanho do País, é referência nacional em produção bovina e tem um elevado nível de tecnificação. O Centro de Excelência auxiliará, assim, na formação de profissionais ainda mais qualificados para o mercado”. A inauguração será realizada nesta quarta-feira (07), durante a Dinapec 2018, na Embrapa Gado de Corte.

O estado foi escolhido para a construção do Centro devido à vocação para a pecuária, referência para o mercado interno e externo. O Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte é a segunda unidade de uma rede integrada de ensino voltada para educação profissional e tecnológica a ser inaugurada pelo Sistema CNA/Senar.

O especialista técnico em Bovinocultura de Corte será capaz de atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria, agroindústrias, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comercialização de equipamentos e produtos agrícolas, cooperativas, associações rurais, entre outros.

A área do centro é de aproximadamente 1.950 m² distribuídos em sete blocos e uma configuração modular, com laboratórios didáticos e de informática, área de convivência e outros departamentos, levando em consideração a acessibilidade para atender pessoas com necessidades especiais.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete