Gazeta de Amambaí


Terça-Feira, 06 de Março de 2018 às 14:03

Novo arroz vermelho tem mais sabor e produtividade

Pesquisadores dizem que nova variedade é melhor que todas já existentes

Pesquisadores da Unviersidade de Cornell e do Departamento de Agriucltura dos Estados Unidos (USDA) anunciaram que estão liberando uma nova cultivar de arroz vermelho nutritiva que deve apelar às pessoas que estão interessadas em grãos alternativos.

O novo arroz, chamado de Scarlett, é um grão com um sabor rico em noz. Também vem com nutrientes: o farelo vermelho no arroz tem altos níveis antioxidantes e flavonoides que são comuns em grãos e frutas vermelhas.

“Se as pessoas acham que o arroz marrom é delicioso e nutritivo, este arroz é muito melhor”, disse Susan McCouch, professor de melhoramento de plantas e genética, que desenvolveu a Scarlett com a colaboradora Anna McClung, diretora e líder de pesquisa do Serviço de Pesquisa Agrícola do USDA na unidade nacional de pesquisa em arroz Dale Bumpers em Stuttgart, Arkansas.

McCouch e a sua equipe fizeram um cruzamento entre dois pais e a análise genética, enquanto que McClung fez a avaliação do fenótipo e fez a melhor seleção de melhoramento.

Testes de campo demonstraram que o arroz Scarlett é de alta produtividade e resistente a doenças e também cresce extremamente bem de forma orgânica. Está sendo produzido comercialmente e estará disponível ao público mais tarde.

“Estamos trabalhando com chefs na Carolina do Sul para vir com novas receitas que destacarão as oportunidades culinárias particulares que o novo arroz apresenta”, disse McCouch.

Esta é a primeira vez que uma variedade de arroz com pericarpo vermelho, a camada de farelo da semente, será liberado nos Estados Unidos. A maioria das cultivares vermelhas de arroz nos Estados Unidos são consideradas ervas daninhas nocivas.

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.