19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Milho e soja puxam alta de 13% no PIB Agro

2018-03-04 06:04:00

O destaque no crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro no ano passado pode ser atribuído principalmente às produções de milho (com percentual de 55,2%) e soja, com 19,4% de participação. A agropecuária foi a grande responsável pelo resultado da economia brasileira em 2017.

Da alta de 1% registrada no levantamento divulgado nessa última quinta-feira (1º.03) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor primário da economia teve avanço de nada menos que 13%. Para o presidente do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Mauricio Saito, o crescimento tem relação direta com o perfil do produtor rural e com o clima.

“Apesar da queda nos preços agrícolas em 2017, os investimentos feitos pelo produtor rural, que cada vez mais aplica tecnologias disponibilizadas pela comunidade científica na propriedade, e as condições climáticas favoráveis, estimularam a produção recorde da safra passada e, consequentemente, o resultado positivo”, afirmou o dirigente.

O economista do Sistema Famasul, Luiz Gama, outro fator importante é a exportação. De acordo com a análise deste especialista, as vendas externas brasileiras também foram impulsionadas em 2017 quando a soja cresceu 33%, em termos de valor, e o milho 25% nesse mesmo critério.

Para Gama, o cenário deve ser positivo em 2018: “A demanda internacional deve contribuir com o agro este ano, sobretudo, por conta da Ásia, onde estão os principais compradores dos produtos agropecuários brasileiros; o aumento das importações agrícolas principalmente, pela China, e há ainda a expectativa de elevação no consumo interno de proteína animal dada a melhora da economia”. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete