Gazeta de Amambaí


Sexta-Feira, 02 de Março de 2018 às 23:01

Gene pode aumentar produção de morango

Potencial de aumento é muito alto

Pesquisadores da Universidade de Maryland identificaram e separaram um gene diretamente envolvido na forma em que as plantas de morango crescem, se espalham e produzem a fruta. Com a capacidade de ativar e desativar este gene para produzir corredores ou flores e uma maior compreensão de como controlar este processo, este trabalho tem o potencial para aumentar em grande medida a produtividade do morango.

Os morangos são uma indústria de US$ 3 bilhões somente nos Estados Unidos e a demanda tem apenas crescido nos últimos anos. Existe um potencial infinito para melhorar ainda mais esta indústria ao compreender os mecanismos atrás do melhoramento e produção de plantas do morango.

Julie Caruana, pesquisadora de pós-doutorado, sob a direção de Zhongchi Liu, professor associado do departamento de Biologia Celular e Genética Molecular, se aproximou do nível de compreensão ao encontrar este gene. “Conhecemos ao menos um gene que definitivamente está envolvido e, no futuro, podemos determinar que outros genes estão envolvidos e como interagem”, disse Julie.

Existem muitos fatores ambientais que afetam a floração e o comportamento do corredor. Isto inclui a temperatura e a duração do dia pelos quais o morango produzem corredores nos meses de verão e florescem nos meses nos meses de Outono, inverno e primavera. Controlar esse traço e compreender o processo, genética e ambientalmente, é muito importante para a indústria do morango.

“Quando se tenta cultivar plantas de morango, desativar a produção do corredor realmente ajudaria aos produtores”, explica Mike Newell, especialista e gerente do programa de Cultivos Agrícolas no Centro de Pesquisa e Educação Wye, que trabalha com produtores de morango. “Dependendo do sistema de produção de morangos usado, a produção do corredor pode ou não ser desejável, e é possível que devam eliminar-se manualmente. Por outro lado, os viveiros adorariam os corredores para assim poder vender mais aos produtores. Controlar isso certamente ajudaria aos produtores e viveiros de diferentes lados”.

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.