15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Solução para resistência a herbicidas está chegando

2018-02-17 07:04:00

Pragas resistentes a herbicidas ameaçam os cultivos e a produtividade em todo mundo. Agora, no entanto, pesquisadores da Universidade de Queensland deram um importante passo para a solução deste problema. A Escola de Química e Ciências Moleculares da universidade australiana fez uma descoberta fundamental sobre o mecanismo de funcionamento do penoxsulam (ingrediente ativo do herbicida mais vendido para arroz e trigo).

“O penoxsulam controla daninhas como capim, invasoras de folhas largas ou junco, que se tornaram o maior foco de pesquisa devido ao número de espécies que desenvolveram resistência aos herbicidas”, afirmou o líder do grupo de pesquisas, professor associado Luke Guddat.

“Entender como funciona deve ajudar no manejo de resistência ao herbicida não somente para produtores de arroz, mas também para outtras culturas em todo o mundo. Esses componentes tem mostrado ter níveis extremamente baixos de toxicidade ao meio ambiente”, acrescentou o pesquisador.

Os pesquisadores esperam que essa descoberta contribua para a próxima geração de herbicidas comercialmente seguros e efetivos para enfrentar o grande número de ervas daninhas que se tornam resistentes. A resistência aos herbicidas causa redução da renda de produtores, apesar dos gastos globais de US$ 30 bilhões anualmente com esses produtos.

A pesquisa conduzida pelo Dr. Thieery Lonhienne e o Dr. Mario Garcia usaram estudos cristalográficos para capturar os mecanismos dos herbicidas em ação. “Nós descobrimos que o penoxsulam se combina com uma enzima na erva daninha e previne que a invasora se desenvolva naturalmente, produzindo aminoácidos – os blocos fundamentais de proteínas”, afirmou Guddat.

“Felizmente, os humanos e outros animais não possuem essa enzima e então os compostos de penoxsulam são relativamente seguros nas concentrações usadas nas aplicações de campo”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete