22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Como as plantas equilibram defesa e crescimento

2018-02-09 09:02:00

Quando uma planta entra em modo defensivo contra um clima desfavorável ou doenças, isso é bom para a planta, mas ruim para o produtor que cultiva a planta. É ruim porque quando a planta age para se defender, ela apaga o mecanismo de crescimento.

Mas agora pesquisadores da Universidade Estadual de Michigan, como parte de uma colaboração internacional, descobriram como as plantas podem tomar a “decisão” entre defesa e crescimento, descobrindo que pode ajudá-las a chegar a um equilíbrio – mantê-las seguras de danos enquanto que continuam a crescer.

Escrevendo na edição atual da revista dos Procedimentos da Academia Nacional de Ciências da China, Sheng Yang HE, professor de biologia vegetal da Universidade Estadual de Michigan, e sua equipe encontraram dois hormônios que controlam o crescimento (gibberellins) e de defesa (conhecidos como jasmonates) literalmente se juntam em uma crise e descobrem o que fazer.

“O que nós descobrimos é que alguns componentes-chave dos programas de crescimento e de defesa interagem uns com os outros”, diz ele. “A comunicação entre os dois é como as plantas coordenam as duas situações diferentes. Nós agora sabemos onde uma das conexões moleculares elusiva está entre o crescimento e a defesa”, afirmou.

Isso é importante porque agora que os cientistas sabem que isso acontecer, eles podem trabalhar para descobrir como separar as duas. “Talvez em algum nós poderemos geneticamente ou quimicamente modificar as plantas, então elas não se comunicam muito uma com a outra. Isso poderá aumentar os rendimentos e a defesa ao mesmo tempo”, acrescentou o professor.

Desta forma, o professor diz que as plantas são muito parecidas com os humanos. Nós temos somente uma certa quantidade de uso de energia e nós fazemos escolhas de como usá-las. “As plantas, como as pessoas, tem que aprender a priorizar. Você pode usar sua energia para crescimento ou usá-la para defesa, mas não pode usar as duas em nível máximo ao mesmo tempo”, explicou.

O trabalho foi feito em duas diferentes plantas: uma planta com folha estreita e outra com folha larga. Isso foi significativo porque demonstrou que o fenômeno ocorre em uma variedade de plantas.

Sheng Yang foi um dos pesquisadores líder da equipe internacional de cientistas que estudou o caso. Outras instituições incluíram o Instituto de Ciências Biológicas de Shanghai, da Universidade Agrícola Hunan, da Universidade de Arkansas, da Duke, Yake e Penn State. O trabalho foi financiado pelo Instituto Nacional de Saúde, do Departamento de Energia dos Estados Unidos e do Instituto Howard Hughes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete