29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Uso de bioplástico deve crescer

2018-01-25 19:02:00

A Associação Europeia de Bioplásticos, em Berlim, anunciou nesta semana que o uso de bioplásticos feitos de cana de açúcar, madeira e milho poderiam crescer cerca de 50% nos próximos cinco anos.

Segundo a entidade, que inclui as empresas Cargill e Mitsubishi Chemical Holdings Corporation, o abastecimento de matéria-prima para os plásticos que ambiciona a indústria petroleira começa a ser desafiado pelas empresas que fabricam garrafas plásticas no lugar de combustíveis fósseis.

Os bioquímicos e bioplásticos podem diluir uma parte da demanda pelo petróleo, considerou Pieterjan Van Eytvank, consultor no Wood Mackenzie, um grupo de pesquisa da indústria petroleira.

Basf, o gigante alemão, e a papeleira finlandesa Stora Enso recém começaram o negócio para satisfazer a demanda de clientes como Coca-Cola e Lego. De acordo com entidades europeias especializadas, os bioplásticos supõem 1% aproximadamente da indústria de plásticos.

Atualmente, as companhias Braskem, com base em São Paulo, NatureWorks, nos Estados Unidos, e Novamont SpA, na Itália, constitutem os principais produtores desses materiais. Analistas coincidem que o crescimento desse mercado poderia estimular inclusive a demanda de petróleo.

COMPETITIVIDADE

Os produtores de bioplásticos da UE estão cada vez mais preocupados com a dificuldade de competir com os seus pares nas Américas, devido em parte às tarifas elevadas que devem pagar pela matéria-prima: etanol. A questão ganhou muito interesse durante as negociações comerciais que estão ocorrendo entre a UE e o bloco "Mercosul" que representa produtores sul-americanos.

Em uma carta ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, produtores químicos europeus pediram à UE que renuncie às tarifas de importação de bioetanol utilizado exclusivamente para aplicações em produtos químicos intermediários.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete