23.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Pesquisa investiga mulheres e jovens que vivem na área rural

2018-01-22 15:02:00

Com objetivo de identificar o perfil do público jovem e feminino que reside no meio rural, o Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), divulgou que coordenará uma pesquisa amostral no primeiro semestre de 2018.

De acordo com a nova direção, a intenção é detectar as principais necessidades desses grupos e dar subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas. Os demais ainda estão sendo definidos.

"Mulheres e jovens, sejam da área rural ou urbana, são os grupos menos atendidos da região. Além disso, são os que têm menos atenção por parte das políticas públicas e representam um setor extremamente importante", diz o assessor especial do IICA, Jorge Werthein.

O assessor especial, que já foi representante da Oganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil, afirma que é necessário ouvir o que querem esses grupos e verificar como estão sendo atendidos.

Para mostrar a necessidade de atenção, ele cita um estudo da Unesco sobre o papel das mulheres em assentamentos rurais, mostrando que quando se trata de manifestações, elas estão "na primeira fila, mas quando retornam aos assentamentos, o que lhes resta é a panela. "Não têm espaço", complementa.

Em relação à juventude, Werthein faz um alerta: "Juventude que não tem sistema educacional, que não tem cultura, não tem possibilidade, vai embora do campo, não tem perspectiva de futuro. A droga tem penetrado no campo e está capturando esses jovens", aponta.

ESTATÍSTICAS NACIONAIS

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15% dos brasileiros vivem em áreas rurais, como mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2015. Cerca da metade é mulher, o que totaliza aproximadamente 14,1 milhões.

Elas são responsáveis, por exemplo, por 44% das compras feitas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal.

Os jovens são cerca de 8 milhões, com idade de 18 a 29 anos. Eles foram responsáveis por acessar 37,4% dos recursos destinados ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), entre os anos de 2002 e 2013.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete