22.6 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Tecnologia antecipa movimento da lagarta-do-cartucho

2018-01-16 03:04:00

Uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da USP e da Unesp vai possibilitar o manejo mais eficiente de insetos que atacam lavouras. Os cientistas desenvolveram modelos matemáticos para ‘antecipar’ a movimentação da população da lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), e assim empregar consórcios agrícolas ou construir áreas de refúgio mais eficientes.

“A ideia é utilizar modelos computacionais para definir estratégias capazes de reduzir os danos causados pelas populações de pragas em plantas e conter sua expansão pelas lavouras”, disse Wesley Augusto Conde Godoy, professor da Esalq e coordenador do projeto, que publicou os resultados mais recentes do estudo na Revista Scientific Reports.

A primeira experiência foi a modelagem da movimentação da Diabrotica speciosa, conhecida popularmente como vaquinha-verde ou larva-alfinete, que ataca diversas culturas, como soja, milho e algodão. “Observamos que a presença de faixas de milho distribuídas na área agrícola poderia reduzir a dispersão espacial do inseto”, disse Godoy.

O especialista explica que “quanto maior a área de refúgio, menor será a frequência de indivíduos resistentes à cultura Bt (Bacillus thuringiensis)”. Utilizando modelo computacional baseado em autômatos celulares, os pesquisadores conseguem prever a movimentação dos insetos e assim determinar ao melhor tamanho e configuração dos refúgios, seja em blocos ou em faixas.

“Ainda não se sabe que mecanismos poderiam desencadear comportamentos dessa natureza. Contudo, os resultados encontrados até o momento têm implicações práticas importantes porque podem ter relação com o aumento da velocidade de resistência do inseto às plantas Bt”, conclui Godoy.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete