Gazeta de Amambaí


Quinta-Feira, 11 de Janeiro de 2018 às 07:06

Cientistas revelam como reproduzir células por gerações

Plantas possuem mecanismo de reprogramação

Um novo estudo realizado pela equipe de investigação do Centro John Innes (JIC, na siglas em inglês) no Reino Unido revelou que as plantas possuem um mecanismos de reprogramação que lhes permite manter-se em forma durante gerações. Informalmente, se diz que o estudo leva às células imortais. A descoberta tem um impacto muito grande na comunidade científica internacional.

A equipe realizou o descobrimento enquanto estudava células germinais em plantas com flores. As células germinais, especializadas para a reprodução sexual, se conhecem como “imortais” porque passam material genético através de gerações.

A equipe do Centro trabalhou em colaboração com cientistas da Universidade de Leicester para revelar pela primeira vez a existência de mudanças na metilação do DNA da linha germinal das plantas com flores. Também relavaram que essa programação ocorre através de um processo conhecido como metilação de DNA de novo e sua importância biológica para manter o sucesso reprodutivo continuamente.

Xiaoqi Feng, líder da investigação realizada pelo Centro John Innes do Reino indo, explicou que o processo levou muito tempo. “Nossa investigação mostra que a reprogramação da metilação de DNA regulada pelo desenvolvimento pode determinar o desenvolvimento da planta. Os cientistas têm buscado isso durante muito tempo. É frequente que em muito tecidos de plantas, portanto, esse mecanismo pode aplicar-se a muitos processos em plantas”, disse o cientista ao site oficial do Centro John Innes.

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.