Gazeta de Amambaí


Terça-Feira, 09 de Janeiro de 2018 às 03:02

Prazo para produtores cadastrarem área do plantio de soja termina dia 10

Estimativa é de que sejam produzidas 8,3 milhões de toneladas do grão

Agricultores sul-mato-grossenses que cultivam soja tem até quarta-feira (10) para cadastrar áreas dedicadas ao cultivo da oleaginosa. A exigência é feita pela Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro), e tem objetivo de realizar o monitoramento da cultura, bem como desenvolver ações preventivas visando o controle de doenças e pragas.

A confirmação de área deve ser feita no sistema da Iagro e de acordo com a instituição, até hoje (8), foram cadastrados 2.288 milhões de hectares. Ainda faltam 16,7% para chegar a meta de 2.671 milhões de hectares, conforme estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de área a ser cultivada com soja na safra 2017/2018.

Na safra passada, 2016/2017, o percentual atingido chegou a 92% e na atual, 17/18, acumula 86% a dois dias do fim do prazo. O número de efetivações no sistema indica que a meta será atingida, assim como no ano passado.

A estimativa da Associação de Produtores de Soja (Aprosoja/MS) é de que o Estado produza 8,3 milhões de toneladas nesta safra com produtividade média de 54,0 sacas/hectare.

A agência esclarece que a confirmação das áreas plantadas são pré-requisito para adoção de medidas de Defesa Sanitária Vegetal, principalmente no período de vazio sanitário, por isso, a não realização implica em multa para os produtores que atuam no Estado. O cadastro é feito pela internet neste link.

Fonte: Correio do Estado

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.