22.1 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Novos métodos para melhorar conteúdo de óleo de soja

2018-01-08 14:02:00

Cientistas que trabalham para desenvolver maior conteúdo no óleo de soja tendem a focar seus esforços nos genes de impacto nas sementes das plantas, mas um estudo da Universidade Perdue demonstra que genes que afetam outras plantas merecem mais atenção.

A soja nativa contém florescimento (bloom) através de uma substância em pó originada na vagem que pode revestir as sementes. Esse traço faz as sementes menos visíveis e se acredita que é vantajoso por sua sobrevivência em ambientes naturais. Mas ela é enriquecida com alérgenos que podem prejudicar pessoas e animais se for ingerido. Pessoas que domesticaram soja selecionaram uma mutação que ocorre naturalmente que faz das sementes de soja brilhantes través da eliminação do florescimento.

“A mutação foi selecionada por agricultores há aproximadamente cinco mil anos”, disse Jiangxin Ma, professor do Departamento de Agronomia da Perdue. “Isso deve ter isso um passo chave para domesticar a soja para produção agrícola e consumo humano”.

Ma e seus colegas gostariam de saber mais sobre o controle genético em soja nativa. Eles encontraram que uma polimorfismo de nucleotídeos – mudança da citosina para timina dentro de um gene chamado B1 que elimina o florescimento em soja nativa.

Supresivamente, essa não é toda a mutação que existiu para a soja.

“Nós descobrimos que a mutação dentro do gene B1 resultou em um aumento substancial do conteúdo do óleo de soja comparado com o tipo nativo”, afirmou Ma. As descobertas do pesquisador foram publicadas na revista Nature Plantas. “Parece que a seleção dessa mutação pelos produtores foi essencial para fazer a soja a mais importante oleaginosa que temos agora”.

O gene B1 não parece afetar o óleo de biosíntese com as sementes. No entanto, a mutação que pode levar a uma perda de florescimento aumenta a atividade dos reguladores de toda a biosíntese do óleo no endocarpo das vagens que parecem resultar em acumulação de óleo nas sementes.

Os achados demonstram que devem haver mais alvos genérico fora dos que são responsáveis por traços de sementes que poderiam afetar o conteúdo de óleo de soja.

Ma deve continuar a estudar o controle genético de conteúdo mediado pelo gene B1 em particular das formas que podem interagir com outros genes em uma rede para afetar as vagens e traços de sementes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete