Gazeta de Amambaí


Quarta-Feira, 03 de Janeiro de 2018 às 11:02

Crescimento econômico deve seguir em 2018

Avaliação divulgada no último boletim do ano do Imea

“O crescimento econômico brasileiro poderá continuar em 2018, com expectativas de avanços no PIB, inflação próxima da meta e dólar estável”. A avaliação foi publicada no último boletim do ano divulgado pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), que é mantido pelo sistema Famato em parceria com a Aprosoja, Ampa e Acrimat.

O órgão privado sustenta suas projeções apontando dados do Relatório Focus (do Banco Central), segundo o qual aguarda-se um PIB em patamares de 2,6%. O desempenho é estimado tendo possivelmente como principais impulsionadores a expansão do consumo das famílias e a retomada gradual dos investimentos, ambos após dois anos de forte contração.

“As condições de crédito favoráveis com a queda da taxa Selic, o aumento do poder de compra e a queda no desemprego serão alguns dos fatores que contribuirão para estes aumentos. No entanto, os possíveis riscos para a economia podem estar atrelados à incerteza da capacidade do governo em reverter o desequilíbrio fiscal e aprovar algumas reformas estruturais, como a da Previdência”, aponta o Instituto.

Para Mato Grosso, o Imea afirma que as perspectivas são de uma safra mais reduzida para o milho, em virtude do atraso na semeadura da soja, e um aumento de área no algodão: “Assim, a primeira estimativa do VBP 2018 demonstra que a agricultura terá uma queda de 3,7%, enquanto que na pecuária haverá uma elevação de 9,0%, pautada pela maior oferta e melhores preços na bovinocultura de corte e no cenário de crescimento para a suinocultura. De maneira geral o VBP 2018 tende a ficar estável, com queda de 0,9% em relação a 2017”. 

Fonte: Agrolink

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Rural

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.