23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mapa publica Instrução Normativa sobre produção de suínos

2017-12-23 05:02:00

Foi publicada na terça-feira (19/12) a Instrução Normativa 44 de 2017 que aborda a compartimentação da cadeia produtiva de suínos. A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) participou ativamente da elaboração da IN através da participação do diretor executivo, Nilo de Sá, no grupo de trabalho responsável pela construção desta legislação. Além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), também participaram representantes da Associação Brasileira de Proteção Animal (ABPA), Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Embrapa e alguns órgãos estaduais de defesa animal.

A publicação estabelece compartimentos livres de Peste Suína Clássica e Febre Aftosa – doenças que o Brasil vem trabalhando para ser reconhecido como livre em todo seu território. Trata-se de uma adesão voluntária, onde cada empresa deve avaliar a possibilidade de acessar novos mercados ou de manter mercados já abertos, caso o país perca o status de livre.

De Sá explica que a aplicação das normas de biossegurança descritas na IN garante que a granja possa continuar com seu status sanitário em caso destas doenças voltarem a aparecer no Brasil, quando o status da região ou do país seria alterado.

“A IN traz a possibilidade de empresas buscarem novos mercados, baseando-se nas condições de biosseguridade diferenciadas de suas unidades produtivas. Além disso, o compartimento te dá a chance de continuar a exportar em caso de o país perder o status de livre. Isso pode ser um grande diferencial competitivo, sobretudo nos casos de excesso de oferta”, ressaltou Nilo de Sá.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete