23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Rússia ameaça banir entrada de soja brasileira

2017-12-19 07:05:00

O Serviço Federal de Vigilância Fitossanitária e Veterinária da Rússia (RosSelkhozNadzor) afirma estar preocupado com o grande número de navios de soja oriundos do Brasil contendo pestes agrícolas e que podem ser considerados perigosos e sujeitos à quarentena. As pestes sujeitas à quarentena são 20 vezes superiores a um mês e meio atrás e 127 vezes mais em 2017 contra os 91 casos do ano passado. As informações são da consultoria ucraniana UkrAgroConsult.

Se o Brasil não tomar nenhuma medida a respeito das doenças, a RosSelkhozNadzo aplicará uma proibição temporária de importações de soja brasileira. A Rússia chegou a importar 679 mil toneladas da oleaginosa durante a temporada 2016/2017. O Brasil é responsável por suprir 44% do mercado russo do grão.

A notícia pode ser um balde de água fria nas intenções do Brasil de incrementar suas exportações à Rússia. O país é visto como um grande mercado para diversos produtos agrícolas. Além disso, é porta de entrada para envio de produtos a países de região eurasiana. Recentemente, uma empresa trading russa comprou toda a produção de soja no estado de Roraima e também do Amapá, as mais novas fronteiras agrícolas do Brasil e que estão localizados no Hemisfério Norte. Portanto, fazem a entressafra do resto do país e tem outros destinos como foco de exportação dos produtos colhidos.

O Brasil também já considerou a importação de produtos agrícolas russos em 2017, incluindo o trigo, que o país atualmente é o maior produtor mundial.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete