23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Pesquisadores desenvolvem etanol a partir de sorgo

2017-12-16 21:01:00

Cientistas da Universidade da Flórida acreditam que o sorgo doce poderá ser transformado em etanol em um futuro próximo. As variedades desenvolvidas por pesquisadores da universidade podem produzir até mil galões (3,7 mil litros) por acre.

“O sorgo tem o potencial de ser uma matéria efetiva para produção de etanol”, afirmou Wilfred Vermerris, professor de Microbiologia e Ciência Celular do Instituto de Alimentos e Ciências Agrícolas da Universidade da Flórida.

Segundo os pesquisadores, o etanol produzido a partir de sorgo pode ser usado para automóveis e jatos. Eles também acreditam que o potencial do cultivo para o biocombustível é grande porque o grão é abundante. Nos Estados Unidos, o sorgo é o terceiro cereal mais importante e no mundo é o quinto. Em 2014, os Estados Unidos foram o maior produtor mundial do grão. Na América do Sul, a Argentina é um importante produtor.


Especificamente na Flórida, é possível plantar duas safras por ano com pouco fertilizante, pouca necessidade de água e resistência à seca. Euologio Castro, ex-professor visitante do Instituto e autor líder do estudo, afirmou que as cultivares foram testadas em campos de Citra, na Flórida. No momento ele é pesquisador na Universidade de Jaén, na Espanha.

Depois de colhidos, os grãos foram levados ao município de Perry, no mesmo estado, para ser processado na biorefinaria Stan Mayfield. O suco extraído pode ser fermentado diretamente para biocombustível. A bagaça foi processada para gerar uma fonte extra de açúcar fermentado que também pode ser convertido em etanol.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete