32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

35% dos imóveis rurais ainda não se cadastraram no CAR

2017-12-04 09:08:00

Com o prazo para o fim do Cadastro Ambiental Rural (CAR) chegando ao fim, cerca de 35% das propriedades de Mato Grosso do Sul ainda não foram cadastradas, conforme o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul). Até o dia 27 de novembro, conforme o Governo do Estado, 52.269 imóveis rurais já fizeram a inscrição. Ao todo, existem aproximadamente 80 propriedades. O fim do prazo de inscrição no CAR é 31 de dezembro.

O proprietário que não realizar a inscrição no CAR pode ficar sem acesso ao financiamento rural, não pode solicitar licença ambiental e nem fazer qualquer negociação com a propriedade. O cadastro, portanto, é obrigatório e possibilitará que o Imasul tenha as informações precisas do tamanho dos imóveis, da existência ou não de passivos ambientais, reserva legal, área de preservação e demais dados físicos. Tudo com imagem de alta definição.

Do universo de 52.269 imóveis rurais já inscritos no CAR, 33.254 são pequenas propriedades com até quatro módulos rurais. O tamanho do módulo rural varia de acordo com a região do Estado. Vai de 30 hectares no caso de Dourados, até 110 hectares em Corumbá.

A inscrição dessas propriedades pode ser feita gratuitamente. O proprietário deve procurar um escritório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de sua cidade ou a Central localizada no Parque dos Poderes, e fazer o protocolo.

Os municípios de Alcinópolis, Amambai, Bonito, Campo Grande, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Mundo Novo, Nioaque, Ribas do Rio Pardo e Terenos são os com baixa adesão, conforme uma empresa contratada pelo governo para o cadastro. Os proprietários rurais, caso ainda não tenham sido inscritos no CAR, devem procurar com urgência um escritório da Agraer ou fazer contato para obter mais informações com a Ambiental Consultoria Agropecuária Ltda pelo telefone (67) 3021-1000, no município de Dourados. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete