22.7 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Drones: especialistas ressaltam importância da capacitação na utilização da ferramenta

2017-11-25 12:01:00

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, nessa quarta-feira (22), o evento ‘Drones e suas aplicações no agronegócio do futuro’. Com a participação de aproximadamente 150 pessoas, o encontro abordou as principais aplicabilidades da ferramenta no setor agropecuário.

""Na abertura, o diretor técnico do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Renato Roscoe, salientou a importância da capacitação para o uso eficiente da inovação no meio rural.

“O produtor rural precisa ficar próximo das novas tecnologias. Para a eficiência da aplicação dessas ferramentas no campo, a capacitação é fundamental. O Senar/MS oferece, por exemplo, um curso sobre a utilização de drones no campo. Já foram formadas três turmas e a procura tem aumentado. A instituição capacitou, nos últimos dois anos, mais de 80 mil pessoas no Estado”, destacou Roscoe.

A primeira palestra do evento foi ministrada pelo engenheiro florestal e instrutor do Senar/MS, Thamylon Camilo Dias, com o tema ‘Drones e suas aplicações comerciais’, destacando as vantagens do uso de drones nas lavouras.

“A ferramenta permite rapidez no planejamento, na execução das missões e na obtenção de resultados, além de gerar economia. Além disso, não requer meios humanos significativos, duas pessoas, por exemplo, operam o aparelho com facilidade e segurança. Sem contar, a elevada portabilidade”, afirmou.

Em seguida, o professor da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, José Marcato Junior, falou abordou o tema ‘Validação de produtos cartográficos gerados a partir de Aeronaves ""Remotamente Pilotadas’.

Em sua palestra, o professor falou das aplicações de drone na pesquisa científica. “É possível mapear diferentes espécies, realizar a medição de biomassa, entre outros”.

A terceira palestra foi proferida pelo pesquisador da Embrapa, Lúcio André de Castro Jorge, referente a ‘Tendências e novidades em drones na agricultura’. “Essas tecnologias ajudam a ver o campo com outros olhos e a obter diagnósticos, entender e auxiliar o produtor a tomar decisões”.

 Talk Show – Após as palestras, um talk show, mediado por Roscoe, com a participação dos palestrantes e do CEO da MundoGEO e idealizador da feira DroneShow, Emerson Granemann, tirou as dúvidas dos palestrantes.

Em destaque, os especialistas destacaram a importância da segurança. “Tenham cuidado ao usar o drone, não voem sem certificação, sempre dentro da legalidade para evitar futuros problemas”, afirmou Granemann.

O encontro foi realizado pelo Senar/MS e tem apoio do Sistema Famasul, com a parceria da Embrapa, do Sebrae/MS e da Reflore MS.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 15 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Prefeitura de Amambai dá posse a 12 novos servidores aprovados em Concurso Público

Nesta segunda-feira, dia 08, a Prefeitura de Amambai deu...

Enquete