21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Quênia libera 140 novas sementes resistentes à seca

2017-11-25 11:02:00

A agência inspetora de saúde vegetal do Quênia liberou 140 novas sementes que resistem à seca e de rápida maturação para o mercado local. A diretora da agência, Esther Kimani, afirmou que as novas variedades de sementes ajudarão a resolver o problema de insegurança alimentar no país africano.

“Essas variedades são tolerantes à seca e amadurecem precocemente e são superiores dos que as atualmente disponíveis no mercado”, afirmou a doutora Esther.

As variedades incluem cultivos como milho, feijão, girassol, sorgo e batatas, e ainda outras quatro que são tolerantes à necrose do milho.

Isso acontece num momento em que as exportações agrícolas do Quênia para a União Europeia devem aumentar em função da finalização da obra de um laboratório que certifica a qualidade dos alimentos. O complexo deve assegurar que fertilizantes, sementes, solos e água utilizados na produção são testados antes que os produtores façam uso produtivo deles. Uma das intenções do laboratório também é eliminar o medo dos consumidores em relação aos transgênicos.

Os testes do novo laboratório incluirão as novas sementes transgênicas liberadas pelo governo do Quênia. O contexto no qual o país africano fez a liberação é de reformas econômicas que tentam ajudar a aumentar a produtividade do setor agrícola.

“O governo seguirá com as reformas que beneficiarão o setor agrícola, especialmente nas áreas de processamento, valor agregado e fabricação, como a única forma de aumentar as nossas exportações de produtos terminados,” afirmou William Ruto, representante da agência inspetora de saúde vegetal do Quênia.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete