26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Anvisa aprova ácido abscísico como regulador de crescimento da uva

2017-11-17 19:02:00

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a inclusão da cultura da uva na monografia do regulador de crescimento ácido abscísico. A decisão veio através da Resolução RE Nº 2.689, de 6 de Outubro de 2017, publicada na edição de 9 de Outubro do Diário Oficial da União (DOU).

A Gerente-Geral de Toxicologia Substituta da Anvisa, Graziela Costa Araujo, assinou a Resolução que incluiu a cultura da uva, sem Limites Máximos de Resíduos (LMR) e intervalo de segurança, “em função da presença natural nas plantas, na monografia do ingrediente ativo A26 – ácido abscísico, na relação de monografias dos ingredientes ativos de agrotóxicos, domissanitários e preservantes de madeira”.

Ainda de acordo com a decisão da GGTOX, foi disponibilizado o conteúdo da referida monografia no endereço eletrônico http://portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/agrotoxicos/produtos/monografia-de-agrotoxicos/autorizadas.

O ácido abscísico havia entrado em consulta pública (sob o número 389) com prazo de trinta dias a partir do último dia 22 de agosto de 2017, coordenada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Neste período foram recebidas críticas e sugestões relativas à proposta de Resolução.

De acordo com a Anvisa, a decisão de incluir a cultura da uva sem Limites Máximos de Resíduos e intervalo de segurança se deu em função da presença natural deste ingrediente ativo nas plantas. O ácido abscísico pertence ao grupo químico Sesquiterpeno, possui classificação toxicológica Classe I e uso agrícola autorizado conforme a bula, com aplicação foliar. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete