20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Criado Programa de Prevenção e Controle de Antimicrobianos

2017-11-13 16:05:00

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) instituiu o Programa Nacional de Prevenção e Controle de Resistência a Antimicrobianos na Agropecuária (AgroPrevine), por meio da instrução Normativa Nº 41, publicada no Diário Oficial de quinta-feira (9).

O AgroPrevine promoverá intervenções estratégicas no mercado, como: estudos epidemiológicos, fortalecimento da implementação de medidas de prevenção e controle de infecções, promoção do uso racional dos antimicrobianos e da sua resistência.

O objetivo é fortalecer as ações de prevenção e controle da resistência aos antimicrobianos na agropecuária, considerando o conceito de saúde única, que estabelece a interdependência entre a saúde humana, animal e ambiental, utilizando como ferramentas educação sanitária, vigilância e defesa agropecuária.

Semana Mundial

O Ministério participará, a partir desta segunda-feira (13), da Semana Mundial de Conscientização do Uso Racional de Antibióticos. Todos os ministérios envolvidos com o assunto vão veicular nas redes sociais informes sobre o uso de antimicrobianos.

De acordo com a auditora fiscal federal agropecuária, Suzana Bresslau, coordenadora de Programas Especiais do Mapa, “a instrução normativa formaliza o comprometimento do ministério com a implantação do Plano de Ação Nacional para a Prevenção e Controle da Resistências aos Antimicrobianos preconizado pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), OMS (Organização Mundial da Saúde) e FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).”. Suzana Bresslau integra a Comissão sobre Prevenção da Resistência aos Antimicrobianos em Animais do Mapa.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete