27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Arroz pode registrar quebra de safra significativa

2017-11-12 21:02:00

As linhas de instabilidade estarão ganhando força ao longo do dia e desta forma, há previsão para novas pancadas de chuva em grande parte das Regiões Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Essas chuvas, apesar de ocorrem na forma de pancadas irregulares, a frequência delas estão mantendo os solos com níveis bastante razoáveis de umidade, dando plenas condições tanto ao plantio da soja, quanto ao desenvolvimento das lavouras que já foram semeadas e que estão em fase de desenvolvimento.

Nesta safra 2017/18, o plantio da soja vem ocorrendo muito tarde, porém, com uma velocidade surpreendente. E é bem provável, que muitas regiões que estavam com o plantio bastante atrasado tanto em relação ao mesmo período do ano passado quanto à média histórica, possa vir aproximar-se das médias durante a semana.

Outro fato que está chamando a atenção é que apesar da boa frequência de chuva que vem ocorrendo nos últimos 15 dias em todo o centro-norte do país, ainda se observa uma chuva irregular. Existem microrregiões que estão com níveis muito baixos de umidade do solo e ocasiona preocupação por parte dos produtores e perdas nos potenciais produtivos das lavouras, em especial a soja.

No Sul, a boa frequência de chuva que vem ocorrendo desde o início de outubro possibilitou excelentes condições ao desenvolvimento das lavouras, sejam elas de soja quanto de milho. Somente na metade sul do Rio Grande do Sul, áreas produtoras de arroz, que ainda estão bastante comprometidas, já que as chuvas frequentes não estão permitindo que o plantio seja finalizado. Com isso, espera-se uma quebra bastante significativa na produção de arroz neste ano do Brasil.

Tendência

Para os próximos dias há previsão de mais chuva em praticamente, todo o Brasil, já que áreas de instabilidade continuarão atuando sobre a faixa central e norte do país.

Nesta quinta (09) e sexta-feira (10), uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e o tempo fica instável com possibilidade para ocorrência de pancadas de chuva. Ao longo da sexta-feira e do final de semana a previsão é de mais chuva sobre toda faixa central e norte do Brasil o que irá beneficiar as lavouras de soja, milho, feijão, café e cana de açúcar.


Vale lembrar que algumas áreas de café do sul de Minas Gerais e do cerrado mineiro ainda não registraram chuva volumosa ao ponto de elevar os níveis de umidade do soloe garantir melhores condições ao desenvolvimento dos cafezais. Algumas plantas/talhões já começam a sentir os efeitos negativos do déficit hídrico.

Existe uma grande possibilidade de que durante os próximos cinco dias, venham ocorrer bons volumes de chuvas sobre essas localidades.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete