24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Prossegue emergência fitossanitária contra Helicoverpa em 6 estados

2017-11-09 14:02:00

O prazo de vigência de emergência fitossanitária foi prorrogada em seis estados brasileiros: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí. A medida foi publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nesta segunda-feira (06.11), por meio da portaria Nº 2.293, no Diário Oficial da União.

O período da emergência fitossanitária estipulado pelo Mapa foi estendido até o dia 30 de julho de 2018. Com essa decisão, serão implementadas ações do plano de supressão de praga e adoção de medidas emergenciais para o combate à Helicoverpa amigera previstas na portaria Nº 1.109, de 6 de novembro de 2013.

Na prática, isso significa a liberação do uso de inseticidas à base de Benzoato de emamectina – que ainda estão em processo de registro definitivo no Brasil. A substância é apontada por diversos especialistas como o ingrediente ativo mais efetivo no controle da praga, mas sofre resistência por parte de ativistas ambientais e da própria Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que considera sua toxidade além dos limites toleráveis.

“A emergência sanitária é essencial para que possamos consolidar a cultura de prevenção e combate à praga. A medida visa garantir que continue sendo utilizado o benzoato em caso de emergência contribuindo para eliminar as chances de prejuízos nas lavouras no oeste da Bahia com a Helicoverpa”, afirma o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, que também preside a Câmara Técnica de Insumos Agropecuárias do Mapa, representando a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete