21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Falta de energia causa prejuízos na zona rural em Amambai

2017-10-30 21:47:00

Vilson Nascimento

A constante falta de energia provocada, na maioria das vezes por fatores climáticos, tem caudado prejuízo á produtores e moradores na zona rural do município, em Amambai.

Sem energia alimentos e vacinas que precisam ser mantidas em temperatura regular estragam nas geladeiras e freezer e em muitas propriedades rurais os moradores chegam a ficar até sem água para consumo, tendo em vista que as bombas utilizadas nos poços de coleta são elétricas.

A região mais impactada com as frequentes falta de energia está ao leste da cidade, que margeia a MS-289, trecho que liga Amambai ao município de Jutí, onde além de estar alocada grande parte da pecuária, também tem aumentado circunstancialmente a área plantada com grãos.

Nessa região do município, propriedades rurais têm chegam a ficar até cinco dias sem energia, segundo produtores rurais que procuraram nossa reportagem para denunciar a situação.

Os produtores reclamam da demora no tempo resposta para reparos por parte da Energisa, a empresa concessionária que tem o monopólio para o fornecimento de energia para a região sul de Mato Grosso do Sul.

Segundo os produtores a empresa não tem representação competente para tomar decisões em Amambai. Ao procurar o escritório local o consumidor lesado é orientado a contatar uma central por meio de um número 0800.

Acontece, segundo os produtores, que uma vez informado o problema via o 0800, os reparos não estão sendo feitos e o produtor não tem outro canal para recorrer, tendo que se submeter a morosidade da concessionária de energia.

Segundo os produtores rurais a situação se agravou com a substituição, por parte da Energisa, de funcionários antigos, que conheciam bem as redes da região.

Os produtores também reclamam das constantes oscilações de energia na área rural.

Procurado pela reportagem do grupo A Gazeta, o Sindicato Rural de Amambai informou que vai enviar oficio à direção da Energisa pedindo solução urgente para os dois problemas que tem afetado produtores e centenas de trabalhadores rurais em Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete