19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Programa de saúde realiza mais de 600 procedimentos em Iguatemi

2017-10-26 11:02:00

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, nesse sábado (21), a 9ª edição do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, em Iguatemi. A iniciativa aconteceu no sindicato rural do município e realizou mais de 600 procedimentos no local.

“Desde o ano passado, o programa alcançou mais 2.300 mulheres e 2.480 homens, chegando à marca de mais de 10 mil procedimentos realizados. Agora o município de Iguatemi é contemplado com esse projeto, que contribui para o desenvolvimento do município, ao oportunizar a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças. Procuramos aliar a capacitação do homem do campo com o bem-estar e saúde de toda sua família. Só neste ano o Senar/MS capacitou mais de 360 pessoas no município e nessa ação trazemos um cuidado especial a saúde desses trabalhadores. A lida diária do campo é muito corrida e muitas vezes deixamos de olhar para nossa saúde”, afirmou o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

“Esse projeto já aconteceu em oito municípios e beneficiou muita gente. Ficamos felizes em atender nossos munícipes tanto da área urbana, quanto da rural. Graças às parcerias com o Poder Executivo e o Sistema Famasul, com o trabalho de equipes comprometidas pudemos proporcionar à população informação para prevenção do câncer”, disse o presidente do Sindicato Rural de Iguatemi, Márcio Margato.

A iniciativa foi realizada em parceria com o Sindicato Rural de Iguatemi, secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, Hospital do Câncer Alfredo Abrão e SBU/MS – Sociedade Brasileira de Urologia.

“É um orgulho ver a população atendendo ao nosso chamado, principalmente, os homens que cuidam e zelam pela sua família, se preocupam com o trabalho, mas deixam, muitas vezes,a própria saúde em segundo plano. Ações como essas são importantes porque disseminam o conhecimento”, afirmou a prefeita, Patricia Nelli Margato.

Foram oferecidos exames de PSA, que auxilia no diagnóstico de câncer de próstata e sinaliza estágio da doença, vacinas, aferição de pressão e glicemia, consulta com dentista, e Espaço Beleza, com manicure e cabeleireiro.

Participaram ainda do evento a diretora-secretária da Famasul e coordenadora educacional do Senar/MS, Terezinha Cândido, os secretários municipal de Governo e Saúde, Ivoni Pelegrinelli; Assistência Social, Chrislayne Martins; Administração, Kely Karine Maccari; Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Delsio Sovernigo; presidente da Câmara Municipal de Iguatemi, Jesus Milane de Santana, e os vereadores Miriam Krenczynski, Rosicléia da Silva Caprioli, Jean Stefans França, José Carlos dos Santos, Ricardo Ribeiro e José Moreira.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete