21.8 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

Estado não vai prorrogar campanha contra a febre aftosa

2007-11-28 13:31:00

O Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) alerta os produtores rurais que não haverá prorrogação da campanha contra a febre aftosa no Estado. “Os produtores que ainda não compraram a vacina devem fazer isso logo para evitar problemas inclusive a geração de autos de infração de multas”, destaca o diretor-presidente do órgão Roberto Bacha.

Segundo ele, a venda de vacinas para as propriedades do Planalto será encerrada no dia 30 deste mês, prazo final para a vacinação do rebanho de bovinos e bubalinos de zero a 24 meses. “Depois disso, a venda persiste até o dia 15 de dezembro para as propriedades localizadas no Pantanal, e até 20 do mês que vem para as dos municípios de fronteira”, informa Bacha levando em consideração os prazos da campanha para cada uma dessas regiões.

Dez milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa foram comercializadas até ontem (27), sendo que a expectativa da Iagro é que 11,5 milhões de animais sejam imunizados até o fim da campanha. “Com essa perspectiva não há necessidade de prorrogar a vacinação”, diz o diretor-presidente.

O monitoramento sobre a venda da vacina aos produtores de todo o Estado é possível graças ao formulário eletrônico CT-13, adotado nesta campanha pela Agência. A partir dele, a Iagro tem acesso em tempo real a todo o comércio de vacina realizado pelas revendas agropecuárias.

O prazo para registro junto à Iagro da vacinação no Planalto vai até 15 de dezembro. No Pantanal, onde deve ser imunizado todo o rebanho, de mamando a caducando, vai até 30 de dezembro. Nos municípios de fronteira com o Paraguai, o registro deverá ser efetuado até o dia 5 de janeiro de 2008.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete