23.5 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Compostos da gravioleira têm potencial inseticida

2017-10-20 13:01:00

Algumas substâncias encontradas na gravioleira estão sendo pesquisados há pelo menos quarenta anos. Os compostos são acetogeninas anonáceas, que são derivados de ácidos graxos, que tem ropriedades inseticidas, anti-helmínticas e anticancerígenas. Em novo estudo, a Embrapa e a Unicamp tentam contribuir para que essas substâncias cheguem ao mercado.

No estudo, os pesquisadores tentam transformar as folhas em produtos, como suplementos alimetantares, sem perder os princípios ativos de interesse. Segundo Ingrid Vieira Machado de Moraes, da Embrapa Agroindústria Tropical, , as acetogeninas anonáceas já foram amplamente estudadas, mas ainda não existe um produto padronizado, cuja concentração seja determinada e segura para consumo humano. “Pesquisas em todo o mundo têm confirmado o que o conhecimento tradicional aponta: componentes bioativos naturais presentes nas folhas, caule, casca e semente dos frutos da gravioleira apresentam comprovado efeito anticancerígeno”, afirma Ingrid.

A folha da gravioleira desidratada já é comercializada na forma de cápsulas e sachês de chá, obtidos a partir da secagem e trituração das folhas. Nesse procedimento, os compostos bioativos presentes nas folhas, encontrados na ordem de partes por milhão, estão misturados a diversos outros compostos e suas concentrações não são determinadas.

A pesquisadora extraiu os compostos bioativos utilizando um solvente reconhecido como seguro para o consumo humano, o etanol. O estudo foi realizado no Departamento de Tecnologia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

“O conhecimento das concentrações de moléculas potencialmente citotóxicas, como as acetogeninas anonáceas, é de extrema relevância para o consumo seguro dos produtos que contêm esses compostos”, relatou.

Outras pesquisas ainda são necessárias para transformar o extrato em produto. O estudo ainda precisa de análises de estabilidade das moléculas e padronização dos extratos. O objetivo é melhorar o método de produção e a qualidade final do extrato, dando condição de informar a concentração dos princípios ativos presentes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete