24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Agro brasileiro sequestra mais carbono do que emite

2017-10-06 07:06:00

Um novo estudo divulgado pelo Grupo Intergovernmental de Mudanças Climátivas (IPCC) assegura que a produção agropecuária é responsável por 39% das emissões de gases do efeito estufa, sendo a pecuária a atividade com maior incidência nessa emissão. Por outro lado, o estudo não contempla o sequestro de carbono que as atividades ligadas ao campo geram. Mas a Sociedade Rural Argentina em parceria com o Ministério de Relações Exteriores argentino fizeram uma pesquisa que abarque esse aspecto incluindo dados da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.

"O setor rural está gerando um crédito de carbono que não está contemplando nos inventários", assegura Ernesto Viglizzo, um dos responsável pelo estudo. Viglizzo é um técnico que trabalha para a Chancelaria argentina, o Ministério de Meio Ambiente e entidades rurais.

O estudo explica que ainda que a pecuária "seja um grande emissor de carbono, o sequestro gerado por pastagens, bostques, arbustos e pastiçais que integram a produção" são muito mairoes na região. "A chave não está na área de biomassa, mas nas raízes," diz Viglizzo.

Utilizando grandes bases de dados, os pesquisadores estimaram o sequestro anual de carbono na biomassa e as fugas respiratórias que ocorrem e também as fugas respiratórias que ocorrem nessa fração de biomassa, que é afetada por fatores como temperatura e intensidade do pastoreio.

"Como o balanço é amplamente positivo, esse crédito chegaria a 178 milhões de toneladas ao ano, o que cobriria 179% das emissões de gases do efeito estufa de outros setores da economia argentina. Se essa estimativa fosse aceita, a Argentina entraria na categoria de país de carbono neutro", diz o estudo.

"Temos uma grande oportunidade para analisar como contabilizamos ou sequestros e contrastar com as metodologias que se vem usando", analisou Marcia Levaggi, diretora general de Assuntos Ambientais do Ministério de Relações Exteriores das Argentina.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete