26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Nova tecnologia avisa hora certa de irrigar

2017-10-03 19:01:00

Vinícius Melo, gerente de engenharia da Valmont Brasil, apresentou em primeira mão ao Agrolink a tecnologia Irriger Conect, que informa o que é preciso em termos de irrigação: a quantidade certa e quando aplicar. Atualmente, os dados fornecidos pelas redes públicas de agrometeorologia são muitas vezes questionados e considerados limitados ou imprecisos.

“Por exemplo: eu tenho uma irrigação programada para os próximos cinco dias. Então, se eu preciso aplicar oito milímetros hoje, cinco milímetros amanhã e dois milímetros depois de amanhã, o software dá essa variação de quanto e quando irrigar – e isso é muito importante para o crescimento da planta”, explica.

De acordo com Melo, “o diferencial do aplicativo é que, além dos dados coletados pelo consultor da Valmont na própria fazenda (como amostragens de solo e outros), ele possui confiabilidade na previsão do tempo. Nós utilizamos a rede agrometeorológica da própria Irriger e uma segunda rede, independente”.

O gerente de engenharia da Valmont Brasil revela que o Irriger Conect utiliza ainda imagens NVDI (Mapeamento do Vigor Vegetativo, na sigla em inglês). Trata-se de imagens captadas por satélite que podem ser utilizadas para definir a necessidade de irrigar a lavoura. Confira a entrevista na íntegra: 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete