19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Universidade americana desenvolve milho sem aflatoxina

2017-10-03 13:02:00

Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, estão desenvolvendo um milho geneticamente modificado que suprimiria a aflatoxina para níveis que não poderiam ser detectados. O avanço desse tipo de pesquisa significaria economia de milhões de dólares para a produção de gado leiteiro, de corte e suíno.

O alto nível de aflatoxina pode ser fatal na ração desses animais e também deixa eles menos produtivos. Na África, poderia salvar milhares de vidas humanas porque muitas crianças acabam comendo milho de fazendas com alto nível de toxina, o que aumenta os casos de câncer no fígado, facilita a contração de HIV e malária.

A pesquisadora Monica Schmidt, que é geneticista de plantas, liderou uma equipe de pesquisadores que utilizou uma interferência biológica de ácido ribonucleico. Também foi incorporada uma molécula do fungo Aspergillus em uma planta de milho. Quando a planta e fungo intercambiam informação genética durante a infecção, o mecanismo que produziu a aflatoxina é desligado ou silenciado.

A Fundação Bill e Mellinda Gates colaborou com os primeiros fundos para a pesquisa, mas não quis bancar a segunda fase do projeto. A imprensa do Arizona suspeita de que a fundação do magnata do americano não quer mais estar envolvida nas pesquisas relacionadas a transgênicos. Em um comunicado, a Fundação Bill e Mellinda Gates disse estar buscando eliminar a aflatoxina no milho em outras pesquisas, sem revelar quais.

A pesquisadora Monica Schmidt, por outro lado, acredita que encontrará outros financiadores, provalmente uma empresa de sementes, para a pesquisa durante o inverno do Hesmifério Norte. "É um traço muito importante. Poderia salvar vidas e aumentar a oferta de comida," afirmou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete