13.8 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Cártamo tem custo de produção 5 vezes menor que soja

2017-09-19 10:02:00

Em tempos de baixa nas cotações de commodities, alternativas de maior valor, menor custo ou mesmo possibilidades de diversificação e rotação ganham popularidade. Uma oleaginosa que vem chamando a atenção é o cártamo, planta semelhante ao açafrão e que tem custo de produção médio cinco vezes inferior ao da soja.

A vantagem do cártamo é que nos climas secos não registra absolutamente nenhuma praga e não precisa de nenhum manejo ou aplicação de agroquímicos para o controle de doenças. Além disso, algumas iniciativas em andamento estão ampliando os usos e as aplicações da oleaginosa – que tem a Índia como maior produtor mundial.

A Bioceres, empresa argentina de Rosario, desenvolveu uma variedade de cártamo que permite produzir queijo a partir da quimiosina. O objetivo é concorrer em um mercado avaliado de 1,1 bilhão de litros, considerando o Mercosul: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

No Brasil, o Instituto Agronômico do Paraná tem feito testes com o cártamo em várias regiões do estado importando a semente da empresa californiana SeedTec. Ao contrário do pensamento comum, o cultivo foi plantado no inverno e se desenvolveu até melhor nas áreas que não são secas no oeste e sudoeste do Paraná, em locais como Ponta Grossa e nas proximidades de Cascavel. A produtividade média foi de 3.000 quilos por hectare.

“A grande vantagem do cártamo é que não se gasta nada e não há pragas. O custo é muito baixo. Mas o grande desafio está por parte das cooperativas e indústrias. Eles precisam receber o cártamo para processar nos mesmos lugares que se recebe soja ou milho. Eles resistem em fazer as adaptações pelo trabalho e custos”, contou o pesquisador Pedro Mario de Araújo ao Portal Agriculture.com.

Veja ainda: Nos EUA, cártamo já é cultivado para ração

E ainda: Cártamo: desafio é clima e aplicação industrial

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 17 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete