26.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil deve suprir aumento da demanda chinesa por soja

2017-09-12 07:05:00

De acordo com levantamento do banco Rabobank, especializado em mercado agropecuário, o Brasil deve suprir nada menos que 80% da demanda adicional de soja dos próximos dez anos. O gigante asiático deve ampliar em aproximadamente 35 milhões de toneladas suas compras externas da oleaginosa nesse período projetado, passando das atuais 91 milhões de toneladas (2016/2017) para 125 milhões de toneladas na próxima década.

Segundo a instituição financeira (sediada na Holanda), o Brasil terá de ampliar sua produção de soja em mada menos que 28 milhões de toneladas. Atualmente, o País produz 113,923 milhões de toneladas, de acordo com dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para a safra 2016/2017. Isso significa que teria de ampliar em 24,5% sua produção para dar conta apenas da expansão do ‘apetite’ chinês.

A expectativa de aumento da demanda pelos asiáticos deve ocorrer em função do crescimento da pecuária, com destaque para os suínos. Outro fenômeno que deve influir é a migração massiva da população para os centros urbanos, que devem concentrar 65% do total do país em 2020, uma expansão de nove pontos percentuais, ou 150 milhões de pessoas a mais nas cidades.

De acordo com o Rabobank, o Brasil é o fornecedor em melhores condições de atender o crescimento da demanda chinesa. Isso porque os principais concorrentes não teriam condições de expandir suas produções de soja no ritmo exigido: os Estados Unidos devem ampliar esse número em 5 milhões de toneladas, enquanto a Argentina poderia fornecer apenas 4 milhões de toneladas a mais da atual quantidade nos próximos 10 anos.

“A produção da China de carne suína ainda é a maior do mundo, mas está passando por um processo de estabilização. O preço doméstico da carne suína na China é próximo do dobro da carne importada. O Brasil tem vendido a um preço bem superior em dólar em relação ao ano passado”, afirmou o analista do Rabobank Adolfo Fontes durante o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), promovido pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete