21.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Exportação de carne bovina do Brasil crescerá menos que o esperado

2017-08-25 09:04:00

As exportações de carne bovina do Brasil deverão aumentar 10 por cento ante o ano passado, para 1,5 milhão de toneladas em 2017, mas o crescimento será menor do que o projetado anteriormente, de acordo com avaliação da consultoria Agroconsult nesta quinta-feira. Numa avaliação anterior, a Agroconsult esperava que as exportações de carne bovina do Brasil crescessem em 20 por cento.

No entanto, uma série de problemas, incluindo o escândalo envolvendo fiscalização sanitária denunciado pela Operação Carne Fraca, prejudicou as operações dos maiores processadores de carne do Brasil, segundo o analista de pecuária da Agroconsult, Maurício Nogueira. A avaliação foi apresentada durante conferência sobre a expedição técnica Rally da Pecuária.

A delação dos irmãos Batista, da gigante JBS, também influenciou as previsões, disse Nogueira. Com o escândalo, muitos pecuaristas endureceram as negociações com a JBS, exigindo pagamentos à vista, preocupados com a saúde financeira do grupo.

"Considerando o tamanho da JBS, isso afetou toda a cadeia produtiva", disse ele. Paralelamente, a Agroconsult disse que a produção de carne bovina do Brasil deverá totalizar 9,4 milhões de toneladas em 2017, ante 10,1 milhões de toneladas na previsão anterior e 9,1 milhões de toneladas em 2016. Com uma fraca demanda no mercado doméstico adicionando pressão para a indústria, disse Nogueira, a projeção de abates no país foi revisada para abaixo para 39,5 milhões de cabeças, neste ano, ante 40,4 milhões na projeção de abril. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete