18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Anvisa exige estudos de resíduos em agroquímicos

2017-08-22 14:02:00

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou este mês que as empresas detentoras de registros de agroquímicos devem fornecer estudos de resíduos aportados no dossiê toxicológico dos produtos formulados já registrados. A determinação foi publicado no Edital de Requerimento de Informações nº 2/2017, publicado na edição 145 do Diário Oficial da União.

A medida abrange as empresas instaladas em território nacional, e as informações serão usadas como subsídios para a criação do “Banco de Dados de Estudos de Resíduos”. A Anvisa anunciou também que foi desenvolvida uma ferramenta que permite a inserção destes dados através do Portal de Serviços da Agência.

O objetivo desse banco de dados, de acordo com a Anvisa, é dar maior celeridade às análises dos pleitos de concessão de registro e de alterações pós-registro de produtos formulados. O prazo para o preenchimento é de 60 dias, contados a partir da data de disponibilização do endereço eletrônico para inserção dos dados, que ocorreu no último dia 1º de agosto de 2017.

O edital isenta dessa obrigação os produtos que, comparados a produtos formulados já registrados, apresentarem as seguintes características: “mesmo tipo de formulação; mesmas indicações de culturas e modalidades de emprego já registradas; aplicação de quantidade igual ou inferior de ingrediente ativo durante o ciclo ou safra da cultura; e intervalo de segurança igual ou superior”.
 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete