18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Relatório de gestão mostra avanço da produção de soja responsável no mundo

2017-08-13 23:01:00

A Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma organização comprometida em promover a produção, o beneficiamento e a comercialização responsáveis da soja no mundo inteiro. O relatório de gestão da entidade mostra que 3,09 milhões de soja certificada RTRS foram produzidas em 2016 e mais de 32 mil produtores se uniram para fornecer soja responsável. Ao todo, a Associação possui 197 membros, unidos para impulsionar o setor.

“E ainda, mais de 50 empresas na Europa compraram soja proveniente de uma produção sustentável no ano passado, entre eles, Arla, companhia multinacional de laticínios com sede na Dinamarca, que comprou 310 mil créditos; Agrifirm, companhia holandesa de rações, que comprou 175 mil créditos; e Unilever, companhia com sede na Suíça, que comprou 87 mil créditos de soja responsável”, aponta Marcelo Visconti, Diretor Executivo da RTRS.

Entre os avanços, destaque para a RTRS ser a única entidade que certifica a soja com desmatamento zero. O Padrão de Produção RTRS 3.0 é o único esquema de certificação multissetorial que garante zero desmatamento na produção de soja responsável. Isto significa que não está autorizado fazer nenhuma conversão em terra natural, ladeiras íngremes e áreas designadas pela lei para a conservação nativa e/ou proteção cultural e social.

“A RTRS está comprometida com as práticas de soja responsável acessíveis para todos. O esquema de Certificação em Grupo permite que vários pequenos produtores formem um grupo e candidatem-se a um único certificado, compartilhando assim, os custos de avaliação – tanto para fins de certificação quanto de vigilância anual. A dimensão dos grupos oscila entre menos de 10 e mais de 10 mil produtores. Essa abordagem já auditou mais de 468 mil hectares certificados como responsáveis”, afirma.

Para garantir que todas as práticas sejam sustentáveis, a RTRS realizou 10 cursos de capacitação sobre o padrão RTRS e a cadeia de custódia, o que resultou na formação de 100 implementadores e auditores capacitados. A Associação trabalha com amplo leque de organizações para apoiar todo o setor e é membro ativo do Diálogo Nacional para a Soja no Paraguai; reconhece o programa Valore Gold Certification da Bayer CropScience Brasil como equivalente ao padrão RTRS; e se aliou com a AMAGGI, a BASF e a Fundação Espaço ECO para medir e quantificar os impactos da certificação RTRS. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete