21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Plantio da soja termina até o final do mês

2007-11-18 18:41:00

A maioria dos produtores de soja do sul do estado concluirá até o final do mês o plantio da safra, antecipando em alguns dias os trabalhos. Hoje a assistência técnica estima que mais de 80% da área está semeada. E o otimismo é grande entre os agricultores por causa do clima favorável e das perspectivas de preço do grão.
Alguns períodos breves de seca atrasaram o começo da safra em muitas áreas da Grande Dourados, por isso alguns produtores poderão entrar em dezembro terminando o plantio, mas são casos isolados, explicou ontem o agrônomo Bruno Andrade Tomazzini.

De acordo com levantamentos da estação agroclimatológica da Embrapa Agropecuária Oeste, o acumulado em novembro é de 173 milímetros, até agora, acima da média anual para o mês nos últimos 20 anos que foi de 156 mm.

Pelo zoneamento agrícola-climático recomendado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o plantio da soja na região de Dourados deveria começar a partir do dia 21 de outubro. Mesmo com a falta de chuva no mês passado, os agricultores conseguiram fazer a semeadura dentro das suas previsões diante das intensas precipitações deste mês, citou Tomazzini.

O avanço do plantio até o começo do próximo mês ocorrerá nas lavouras maiores, mas até lá os trabalhos serão intensos devido ao tempo, em razão das pancadas de chuva que têm ocorrido em toda a região centro-sul do Estado. Em Dourados, a estimativa é de plantio de 155 mil hectares.

As lavouras de soja estão em diferentes estágios com desenvolvimento normal por causa do tempo e a aposta dos produtores é de que a safra 2007/2008 será cheia, já que as previsões climáticas são de um ano com chuvas dentro da normalidade.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete