32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Cooperativismo já ocupa metade do setor agropecuário médio

2017-07-17 11:02:00

Uma pesquisa realizada com produtores de médio porte de 17 estados e do Distrito Federal com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) mostrou alguns dos motivos pelos quais o agronegócio é o setor que mais cresce no Brasil.

Realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (ICCA), o levantamento mostrou que 50% dos agropecuaristas, em 583 municípios, são associados a alguma cooperativa agrícola.

A principal atividade desenvolvida é a pecuária, seguida por culturas anuais (como soja e milho), horticultura, fruticultura, cultivo de cana, reflorestamento, entre outros, como culturas irrigadas e orgânicas.

A infraestrutura das propriedades também é elevada entre médios produtores, que tem receita estimada entre R$ 366 mil e R$ 1,6 milhão ao ano. Ao todo, os entrevistados possuem 3 mil tratores, 921 silos e 577 colheitadeiras.

Segundo a pesquisa, a categoria de produção de porte médio é composta por quase 800 mil produtores espalhados pelo país. Eles são responsáveis por cerca de 20% do valor bruto da produção agropecuária.

Cooperativas agrícolas e ação do Mapa

Os resultados servirão de base para o Mapa fornecer assistências de forma estratégica. “A partir das informações, deslocamos técnicos para determinada região, onde é realizado um treinamento, um seminário, voltado ao grupo que precisa de instruções”, promete Juarez Távora, diretor do Departamento de Integração e de Mobilidade Social do Mapa.

O diretor reconheceu ainda o fato de muitos trabalharem em cooperativas agrícolas. “Juntos, eles são mais fortes”, comenta. Contudo, ele admite que ainda é preciso investir mais em algumas áreas de produção. “Há cadeias produtivas de mel, de castanhas e de açaí que devem ser potencializadas”, afirma.

Távora destaca que grandes produtores estão familiarizados com o ‘caminho das pedras’ para obter financiamentos e tecnologias, mas que pequenos e médios produtores carecem de orientações, o que será fornecido de maneira distribuída a partir dos resultados do levantamento.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete