13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Matéria orgânica beneficia fertilidade do solo melhorando a produtividade

2017-07-16 03:04:00

Um bom índice de matéria orgânica é fator essencial para que os solos se mantenham equilibrados em suas características químicas, físicas e biológicas dentro do sistema produtivo das lavouras. Entre os seus principais benefícios está a contribuição para o aumento da fertilidade das terras podendo ser uma aliada do agricultor na busca por melhores índices de produção em sua propriedade.

Isso acontece porque a matéria orgânica favorece a absorção de nutrientes e água pela planta, conforme explica o engenheiro agrônomo e professor doutor Cassio Hamilton Abreu-Junior, "a matéria orgânica (MOS) é fator imprescindível para a sustentabilidade agrícola, e é a Capacidade de Troca de Cátions (CTC) que controla a quantidade de nutrientes que o solo pode fornecer para as plantas", afirma.

Segundo o engenheiro agrônomo Leonardo Porpino, gerente técnico da Alltech Crop Science, a matéria orgânica estimula o desenvolvimento de microrganismos benéficos no solo que "vão auxiliar na disponibilização de alguns elementos nutricionais para o vegetal, condicionar o meio onde está a raiz da planta a se favorecer deles e se desenvolver melhor. Isso reflete em maiores produtividades", complementa.

Dessa forma, a matéria orgânica está diretamente ligada à adubação e à fertilização dos solos e é utilizada em soluções naturais para tornar estes processos mais eficientes. Contudo, o doutor Cassio Hamilton Abreu-Junior, ressalta que a adição de materiais orgânicos para melhoria e manutenção da CTC de solos deve ser pautada na qualidade e estabilidade da matéria orgânica presente no material.

Porpino destaca, dentro deste conceito, o uso de fertilizantes organominerais sólidos que reúnem nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) juntamente com matéria orgânica bioestabilizada e micronutrientes no mesmo pellet. A tecnologia tem auxiliado produtores de diversos cultivos a alcançar melhores resultados na colheita. Seu grande diferencial é a aplicação da fração mineral e orgânica juntas, de maneira uniforme e gradual.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete