26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Demanda mundial por alimento deve diminuir até 2026

2017-07-13 12:03:00

O crescimento da demanda global por alimentos deve entrar em um período de “abrandamento considerável”. É o que aponta o novo relatório “Perspetivas Agrícolas 2017-2026” elaborado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em parceria com a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação).

De acordo com a OCDE, isso se deve ao arrefecimento da demanda por parte da China – que foi o grande consumidor na última década. Em segundo lugar, o relatório aponta a reconstituição dos estoques mundiais de cereais, que chegaram em 230 milhões de toneladas ao longo da última década e não devem sustentar os mercados da mesma forma no médio prazo, não estando previstas outras fontes para os substituírem.

“Prevê-se que o aumento da procura de alimentos […] deverá ser inferior à década anterior. Em termos globais, prevê-se que a procura de alimentos per capita (no que se refere aos cereais) se mantenha estagnada, aumentando apenas nos países menos desenvolvidos. As perspetivas no que diz respeito ao consumo de carne, são limitadas, com base nas tendências recentes registadas em muitos países”, aponta o boletim.

A OCDE prevê que, até 2026, a disponibilidade de calorias atinja as 2450 kcal por dia em média nos países em desenvolvimento, enquanto vai exceder as 3000 kcal por dia nos desenvolvidos. “Mesmo assim, a insegurança alimentar continuará a ser uma preocupação global crucial, e a coexistência de subnutrição em todas as suas formas suscita novos desafios em muitos países”, ressalta.

“Prevê-se que o aumento do comércio de produtos agrícolas e pescado tenha um abrandamento para cerca de metade da taxa de crescimento registada na década anterior. No entanto, o comércio representará uma quota largamente constante da produção do setor na próxima década. Em termos gerais, o comércio de produtos agrícolas tem-se revelado mais resistente às flutuações macroeconômicas do que o comércio de outros bens. Dada a proteção relativamente elevada dada ao setor agrícola, o crescimento do comércio de produtos agrícolas poderia ser potenciado através de uma maior liberalização do mercado”, conclui o relatório.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete