24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Cooperativas precisam unir-se para enfrentar fusões

2017-07-06 14:02:00

“É preciso que as cooperativas estejam lado a lado para fazer frente aos movimentos de fusão de empresas globais”. A avaliação é de Laurent Martel, diretor de Agronegócio do Grupo InVivo, que esteve nesta terça-feira (04.06) em Brasília (DF), no evento de comemoração dos 10 anos do CCAB (Consórcio Cooperativo Agropecuário Brasileiro).

De acordo com Martel, “o mais importante em todo o processo são os agricultores, por isso as cooperativas pertencem aos produtores e eles precisam agregar valor ao que produzem”. O dirigente fala com propriedade: a InVivo é a maior associação de cooperativas da França (e uma das maiores do mundo), com 220 integrantes compostos por 10 mil pessoas de 30 países.

O Grupo francês faturou no ano passado nada menos que 6.4 bilhões de Euros com a venda de insumos e comercialização de alimentos e produtos. A empresa ainda opera 12 terminais de portuários. No Brasil, a InVivo já está presente há 25 anos como Total Alimentos.

“Não podemos pensar na agricultura local, e sim global. Para isso é preciso ter acesso em todos os lados. O nundo reage e tem informações a todo momento. É preciso proatividade. A filosofia da InVivo é cooperar com os fornecedores e explorar as sinergias internas”, explicou Martel.

Sobre a aliança com o CCAB, o diretor de Agronegócio revela que foram as similaridades de modelos de negócios entre as duas companhias o fator decisivo para a aproximação. Além disso, chamou a atenção o grande trabalho realizado pelo Consórcio brasileiro no registro de produtos de defesa vegetal, o que construiu um “grande portfólio” a ser trabalhado em benefício da agricultura. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete